Roteiro…

Desde que voltei de férias estou para escrever o roteiro e colocar aqui no blog para vocês. O tempo passa tão rápido que não deu tempo de contar tudo que eu queria antes.

Eu não costumo fazer pacotes quando viajo para fora do país. Geralmente escolho o destino e vou montando o percurso. Dessa vez fiz diferente. Como optamos por passar todos os dias das férias em um único país, achei que fazendo por conta poderia perder alguma coisa.

Fui atrás de muitas opções e a que se encaixou ao tempo que eu tinha de férias foi o Itália D’Ouro com Sorrento. Esse é um pacote da Europa Mundo, então muitas agências oferecem. Fui com a CVC e só tenho boas recomendações a fazer. Achei que seria cansativo porque trocamos de hotel muitas vezes, mas eles já têm um esquema muito organizado em relação a malas e quando chegávamos ao hotel elas geralmente já estavam nos quartos.

Tudo muito organizado, os guias muito gentis e bem dispostos. Então posso dizer que na minha primeira experiência com pacotes internacionais, tudo saiu melhor do que eu imaginava.

Vou contar para vocês o nosso percurso dia-a-dia e mostrar algumas fotos também.

Quem estiver pensando em ir para a Itália, vale a pena conferir as opções de pacotes, pois tenho certeza que aproveitei tudo de melhor que o país poderia me oferecer.

Itália D`Ouro com Sorrento

1º Dia – ROMA

Cheguei em Roma por volta da hora do almoço. Nesse dia, tínhamos a tarde livre para conhecer a cidade. Aproveitamos para almoçar perto do Vaticano e conhecer o comércio da região.

2º Dia – ROMA

Visita panorâmica, com breves explicações sobre a Cidade Eterna. Finalização na Praça São Pedro do Vaticano, onde é oferecido um outro passeio, para visitar a basílica e os museus. Optei por fazer tudo o que ofereciam, então fui conhecer a basílica e os museus. À noite, seguimos em direção ao animado bairro Trastevere, conhecido por seus restaurantes típicos (traslado incluso no pacote).

3º Dia – ROMA

Livre. Neste dia, o guia oferece uma excursão à Nápoles, Capri e Pompéia, porém, esses três destinos já estavam no meu pacote no final da viagem. E por ser um pacote de vários dias, muitas pessoas não fizeram Sorrento, por isso, era oferecido esse passeio no dia livre.

4º Dia – ROMA – CIVITA DI BAGNOREGIO – ORVIETO – MONTEPULCIANO – CHIANCIANO

Distância: 250 Km
Saímos em direção à belíssima região da Toscana. Parada em Civita Di Bagnoregio, a cidade que “morre” e onde se irá chegar em microônibus e caminhando pela sua larga ponte de pedestres sobre os penhascos que a isolam. Essa foi a cidade que mais chamou a minha atenção. Sem dúvida um dos lugares mais lindos que conheci.
A viagem segue para Orvieto. Com guia local, subimos à cidade pelo sistema de escadas e rampas móveis para conhecer a catedral. Paramos para almoçar. Em seguida, continuação até Montepulciano, situada no alto de uma colina, com suas ruas repletas de pequenos comércios. Passamos a noite na cidade termal de Chianciano.

5º Dia – CHIANCIANO – SIENA – S. GIMIGNANO – FLORENÇA

Distância: 175 Km
Dia de conhecer as grandes cidades de arte da Toscana. Primeiramente, Siena, com sua famosa praça do Campo e seu Duomo. Em seguida, viagem a San Gimignano, encantadora pequena cidade com suas altas torres medievais. Após o almoço, saída rumo a Florença. Chegada no começo da tarde. Tivemos a tarde livre para conhecer a cidade e fomos ao comércio, é claro, para fazer compras.

6º – FLORENÇA

Visita panorâmica com guia local à Florença, umas das cidades de arte e história mais famosas do mundo. A tarde tivemos tempo livre e novamente fomos para o comércio, que tem todas as marcas pertinho uma da outra. Foi em Florença que fiz a maioria das compras.

7º Dia – FLORENÇA – PISA – CINQUE TERRE – GÊNOVA

Distância: 280 Km
Viagem rumo a Pisa, com seu impressionante conjunto artístico, onde está localizada a famosa torre inclinada. Posteriormente, passagem pela Costa da Ligúria, um dos recantos mais bonitos da Europa. A viagem segue para Cinque Terre, região declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pois ali encontram-se cinco povoados praticamente ilhados e que sobrevivem da pesca e do turismo. Dadas as dificuldades de acesso pela rodovia, a subida foi em trem (bilhete incluso, desde Spezzia). Chegada a Vernazza, vilarejo marítimo muito charmoso. Pausa para o almoço. Continuação em trem até Levanto, e de lá seguimos viagem até Gênova. O centro traz recordações de que a cidade já foi uma república imponente na Idade Média.

8º Dia – GÊNOVA – PORTOFINO – MILÃO

Distância: 180 Km
Embarque em barco para um belo passeio pelo mar até Portofino, um dos lugares mais exclusivos da Europa. Tempo livre para conhecer o local. Continuação em barco até Santa Margherita Ligur, no centro da Riviera. Pausa para almoçar. Em seguida, viagem rumo a Milão, ativa cidade ao norte, onde se sugere uma visita à catedral. Tempo livre para compras. Aiii Milão é perfeito para isso!!!

9º Dia – MILÃO – REGIÃO DOS LAGOS – BÉRGAMO

Distância: 268 Km
Saímos rumo a uma das áreas paisagísticas italianas mais bonitas da Europa: a região dos Lagos. Primeiramente, passeio em trenzinho turístico ao centro do povoado de Orta de San Giulio e, em barco, visita à pequena Ilha de San Giulio, onde se encontra um mosteiro. Em seguida, continuação ao Lago Maggiore, junto à Verbania, cidade com belos jardins. Após a hora do almoço, travessia em ferry até povoado de Laveno. A viagem segue contornando o lago de Varese. Chegada a Como, às margens de um lago e tempo para conhecer sua catedral. Em Bérgamo, subimos em bondinho ao centro histórico, que tem pequenos e numerosos restaurantes repletos de encanto.

10º Dia – BÉRGAMO – VERONA – VENEZA

Distância: 242 Km
O meu dia mais esperado! A viagem segue pela região do Rio Pó rumo à Verona. Pausa conhecer a cidade de Romeu e Julieta. Deixei a minha cartinha por lá no cadeado do portão da casa de Julieta. Continuação até Veneza. Traslado em barco até a região da Praça de São Marcos, onde foi realizado uma visita a pé pela cidade dos canais, com guia local. Poderá ser possível admirar o trabalho sobre o cristal de Murano. Tempo livre para o passeio de gôndolas.

11º Dia – VENEZA – PÁDUA – RAVENA – SAN MARINO – PERUGIA

Distância: 510 Km
Saímos rumo à Pádua, destino de muitos peregrinos, onde conhecemos a Basílica do Santo. Continuamos até Ravena, onde se poderá conhecer o Mausoléu de Gala Placídia e a Basílica de São Vital. Seguimos a costa adriática até San Marino, capital do pequeno país independente de mesmo nome, que está situado no alto de uma montanha amplamente fortificada. A viagem seguiu atravessando a cordilheira dos Apeninos, em direção à região da Umbria, entre bonitas paisagens de montanha. Chegamos à Perugia e fizemos uma pausa rápida no centro para conhecer a cidade a noite.

12º Dia – PERUGIA – ASSIS – NÁPOLES

Distância: 410 Km
Perugia é uma cidade histórica conhecida também como a “cidade do chocolate”. Subimos pelas rampas móveis que atravessam o penhasco e visitamos as praças e ruas de pedra, com o guia local. Em seguida, saímos rumo a Assis, onde tivemos tempo para almoçar e conhecer a basílica de São Francisco. À tarde, continuação em direção ao sul da Itália, chegando à Nápoles no fim da tarde.

13º Dia – NÁPOLES – CAPRI – SORRENTO – SALERNO

Distância: 111 Km
Um passeio por Nápoles, antes de embarcar para a Ilha de Capri. Em Capri, tinha a opção de conhecer a Gruta Azul ou em bondinho para Anacapri. Bem, a nossa vontade era ir conhecer a Gruta, porém, o traslado de barco até Capri não foi muito confortável e algumas pessoas não se sentiram bem, por isso, optamos pelo bondinho.
Após a hora do almoço e de conhecer a cidade, embarcamos novamente seguindo para Sorrento, povoado repleto de encanto e de vida turística, aos pés de uma grande escarpa. Tempo para passear. Continuamos até o Golfo de Salerno. Nesse dia, o pacote ofereceu um jantar no hotel para todas as pessoas do grupo e os guias.

14º Dia – SALERNO – POMPÉIA – CASSINO – CASTEL GANDOLFO – ROMA

Distância: 304 Km
Saímos em direção a Pompéia, onde pudemos admirar as ruínas da cidade romana que ficou coberta pelas cinzas do vulcão Vesúvio. Após a hora do almoço, continuamos até Cassino, onde se encontra um imenso mosteiro e o cemitério Polaco, lugar onde ocorreu uma das mais duras batalhas da Segunda Guerra Mundial. Seguimos viagem, próximo a uma região de lagos, está um pequeno povoado medieval chamado Castel Gandolfo, que pertence ao Vaticano e onde se encontra a residência de verão do Papa. Continuamos até Roma, chegando no final da tarde.

15º Dia – Roma

Dia livre em Roma até o horário de ir para o aeroporto pegar o voo de volta ao Brasil. Aproveitamos esse dia para fazer as últimas compras.

Bom, espero que tenham gostado do roteiro, assim como eu gostei.

Beijinhos

4 comentários sobre “Roteiro…

1. Marina disse:

Seu roteiro é demais!! Estou pensando em ir para a Itália e fiquei mais animada agora
    Suas fotos estão lindas também. Posso te mandar um e-mail pedindo mais informações?